Como cultivar um cacaueiro em casa

Se tiver uma semente de cacau, recentemente saída de uma vagem fresca (o poder de germinação das sementes não pode ser mantido por mais de um dia), remover cuidadosamente a polpa que a envolve. Se ficar algum vestígio, irá apodrecer e impedir a germinação.

Plantar de seguida a semente de cacau a cerca de um centímetro de profundidade, deitada, num vaso com terra. Se tiver um pequeno ramo de cacaueiro, pode fazer um enxerto. Colocar o ramo dentro de água, e uma vez as pequenas raízes desenvolvidas, transplantar igualmente, num vaso com terra.

Quando a pequena planta começa a aparecer, conservá-la cuidadosamente numa divisão interior da sua casa, à sombra, quente e húmida.
Contudo, é conveniente saber que nos nossos climas as hipóteses de sucesso de cultivar uma planta de cacaueiro são muito reduzidas, mesmo num vaso. Durante o ano, seria necessário 25 a 30 graus e 80% de humidade no que se refere ao ar.

Com um ambiente desses, os humanos vão fugir de casa. Contudo, já foi possível manter um cacaueiro durante mais de cinco anos, numa casa de banho. Uma raridade! Pois mesmo em estufa, não é muito fácil. Os cacaueiros crescem, mas geralmente a sua fruta não.