As esculturas de Óbidos em Madrid

Desde 2017 que o FIC conta com a marca espanhola de chocolate La Colonial de Eureka como patrocinador do evento. Esta marca fornece anualmente todo o chocolate com que produzimos as nossas esculturas. É assim que, pelo terceiro ano consecutivo, as esculturas de cada edição viajam para Espanha depois do encerramento em Óbidos do Festival de Chocolate.

A partir de 2017 a marca La Colonial Eureka encetou uma nova dinâmica da sua produção e uma renovação da imagem dos seus produtos. A acompanhar esta estratégia também as instalações fabris, localizadas em Pinto, nos arredores de Madrid, passaram por uma transformação e passaram a incluir uma loja e um pequeno mas sugestivo museu onde se encontram vários objectos e artefactos ligados à produção e ao consumo de chocolate. É neste contexto que as esculturas do FIC têm integrado a exposição da fábrica, trazendo anualmente alguma renovação e novidade a este espólio.

Em 2018 algumas esculturas do FIC estiveram expostas no primeiro Festival de Chocolate de Madrid, realizado no Palácio dos Correios, nomeadamente na sua galeria El Ciello de Cristal, na Praça Cibelles, em pleno centro da capital espanhola. Este evento que fez ressurgir a celebração do chocolate em Madrid tem uma forte e activa participação e influência do nosso patrocinador, La Colonial Eureka, e é com enorme prazer que transferimos as esculturas para Espanha e as vamos encontrar de novo expostas ao público e onde vão prestigiar o nosso parceiro e patrocinador, pelo seu apoio ao trabalho artístico e criativo com esta matéria-prima tão nobre e única.

Este ano a La Colonial de Eureka seguiu outra estratégia de visibilidade para as nossas esculturas e como forma de promover o Chocomad – Festival de Chocolate de Madrid. Foi assim que as esculturas da edição de 2019, dedicadas ao tema do desporto, foram expostas num dos centros comerciais mais emblemáticos e frequentados de Madrid – o Moda Shopping, situado na avenida La Castellana e a dois passos do estádio do Real Madrid, o célebre Santiago Bernabéu.

Depois do sucesso da edição de 2019 do FIC as nossas esculturas foram de novo vistas a apreciadas por milhares de pessoas em Madrid ao longo do mês de Setembro. Esta foi a forma encontrada pela organização do Chocomad e dos chocolates La Colonial de Eureka para melhor promover o seu festival junto de um público sofisticado que habita e frequenta esta zona central da cidade de Madrid. E também junto dos milhares de aficionados que em Setembro se deslocaram a esta parte da cidade para ver, por duas vezes, o Real Madrid a jogar em casa, aproveitando para rever a sua grande gloria – Cristiano Ronaldo – reproduzido em chocolate, logo ali, do outro lado da rua.