A Fábrica de Chocolates Mais Bonita do Mundo

É assim que o mestre chocolatier Daniel Gomes se refere às instalações da nova fase do seu projecto de produção de chocolate, em Leiria, que abriu ao público no mês de Junho e em plena pandemia do Covid-19.

Localizada a escassos 10 minutos do centro de Leiria, nas antigas instalações da Adega Cooperativa das Cortes, numa zona que já não é urbana mas beneficia de todas as vantagens da proximidade ao centro da cidade, este novo projecto diferenciado do casal Daniel Gomes e Catarina Teixeira vem trazer muita distinção ao sector do chocolate, em Portugal, e à cidade de Leiria em particular.

Desde logo, começa por recuperar uma parte da antiga Adega Cooperativa de Cortes, que tinha sido reabilitada arquitectonicamente há uns anos, mas entretanto inactiva e desaproveitada, onde agora se encontra a Companhia Portugueza do Chocolate, a nova marca deste jovem casal empreendedor de Leiria.

Aqui a degustação e consumo de chocolate, nas suas mais variadas formas, não podia beneficiar de um ambiente mais romântico e bucólico. As novas instalações da Companhia Portugueza do Chocolate estão situadas à beira do rio Lis, a cerca de 1.5 km da sua nascente, com um espaço de esplanada exterior onde se podem saborear os exóticos paladares que saem das mãos de Daniel Gomes, à sombra de frondosas árvores que acompanham a curva do rio, enquanto se escuta o seu contínuo e suave marulhar.

O mestre chocolatier Daniel Gomes é um dos mais talentosos e criativos chocolatiers em Portugal. Lançou a sua marca Daniel’s Chocolate em 2012, em Leiria, e veio a notabilizar-se com a criação do Bombom Mais Caro do Mundo, em 2015. É verdade, para espanto de muitos – o Bombom Mais Caro do Mundo é português e produzido em Leiria. Só se faz por encomenda, a receita é secreta mas alguns dos componentes e ingredientes que o tornam único são conhecidos. O Bombom Glorious – assim se chama – foi o grande destaque da 16ª edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, em 2018.

Daniel Gomes e Catarina Teixeira quiseram marcar esta nova fase do seu projecto chocolatier, com a inauguração simbólica da sua nova fábrica no feriado municipal de Leiria, dia 22 de Maio, quando o país já antecipava a fase de desconfinamento que se veio a declarar alguns dias depois, quando abriram ao público.

Neste evento privado e tão significativo, estiveram presentes um conjunto reduzido de convidados, entre os quais se destacam Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria; José Cunha, presidente da união de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes; António Poças, Presidente da Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria e Lino Ferreira, presidente da Acilis – Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria. O sector do chocolate foi representado por Alexandre Ferreira, Administrador da Óbidos Criativa, E.M., e Lino Romão, curador do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos.

O espaço agora aberto vislumbra um projecto mais eclético – mais completo e mais sofisticado, com centralidade no chocolate mas em diálogo com outras áreas da gastronomia e outros produtos, como é o caso do vinho e outras bebidas como os licores, onde se destaca a ginja de Óbidos, que permitem esplendorosas harmonizações com diferentes tipos de chocolates, que criam experiências únicas, só ao alcance da criação dos grandes mestres chocolatiers.

Ao jovem casal empreendedor que sonhou e anima este projecto, toda a equipa da Óbidos Criativa e do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, deseja as maiores felicidades! Ficando, desde já, prometidas muitas e assíduas visitas, que a curta distância e boas acessibilidades entre Óbidos e Leiria permitem.

Reencontramo-nos em breve, Daniel e Catarina! Na Fábrica de Chocolates Mais Bonita do Mundo.

@Créditos Fotográficos – Alexandre Ferreira