Abner Ivan

chef chocolatier

Abner Ivan Campeão da Coupe du Monde de la Pâtisserie 2015 categoria Chocolate etapa Brasil, Finalista Word chocolate masters etapa Sul Americana 2014/2015. Nascido em Limeira/SP, em 10 de dezembro de 1987, ingressou no segmento
de panificação confeitaria e chocolateria em 2002, como auxiliar de produção.
Apaixonado pela arte da confeitaria e chocolateria sempre está buscando ampliar seus conhecimentos, buscando técnicas, harmonização de texturas e sabores e conceitos inovadores, para ser aplicado em diversas regiões do Brasil, aplicando e adaptando técnicas clássicas com ingredientes e conceitos brasileiros.
Trabalhou em algumas padarias e supermercados, enquanto se especializava na atividade com cursos técnicos e profissionalizantes.
O chef que é também diretor executivo do Cpac Brasil (Clube dos padeiros e confeiteiros do Brasil).
Especialista em chocolateria, participou de vários concursos como o TopTec 2011 conquistando a segunda colocação.
Em 2012 esteve na França e Bélgica em busca de novos conhecimentos. Na ocasião, teve a oportunidade de estar com os melhores chefs e professores da confeitaria e panificação europeia.
Participou de workshops na EUROPAIN, e também em 2012 conquistou o prêmio BakerTop GRAN CHEF PÂTISSIER Cordão de Ouro – produzido pela Padaria 2000.

Em 2013 foi jurado da final do Gran Chef Pâtissier 2013 e ingressou na área de consultorias pelo Brasil.
Em 2014 ficou entre os 7 finalistas em um concurso de receitas gourmets de chocolate na Feira Internacional de Chocolate de Óbidos Portugal. Na competição conquistou o 1ºLugar com a Verrine diferentes sensações.
O Chef participou em agosto de 2014 da Copa Cobam na Expo Brasil Chocolate competiu com quatro participantes na categoria confeitaria e conquistou o primeiro lugar na competição.
Foi selecionado para participar do World Chocolate Masters Brasil.
Cursos de especialização:
– École Gastronomique Bellouet Conseil – Peças artísticas em chocolate;
– Le Cordon Bleu – Macarons
– Curso Avançado de escultura em chocolate – Ministrado pelo Chef Frances Jerôme Landrieu

Em janeiro de 2015 o chef esteve na Sigep em Rimini/Itália para representar o Brasil no encontro das nações. Em seus produtos demonstrados na feira estavam presentes os sabores marcantes dos ingredientes e da cultura brasileira.

Um dos criadores e idealizadores das esculturas do Mundo de Chocolate, em Gramado no Rio Grande do Sul, primeiro parque da américa latina feito em chocolate, onde foram utilizadas 20 toneladas de chocolate, em peças de até 2 toneladas e peças de 4 metros de altura.
Em outubro de 2015 o chef foi um dos vencedores do programa que seja doce programa apresentado no canal GNT, no qual ganhou o prêmio de confeiteiro mais doce.
Ainda em outubro de 2015 o chef foi campeão na seletiva brasileira para copa Maya que acontecera no México em fevereiro de 2016.
Em janeiro de 2016 o Chef participou do concurso internacional de chocolate (The Star of Chocolate) na feira Sigep de confeitaria e chocolateria em Rimini na Itália, O chef ficou em quarto lugar.
Em fevereiro de 2016 o Chef participou no México da copa Maya, dessa maneira se classificando para a final da Coupe du Monde de la Pâtisserie Lyon na França em 2017.
Em 2016 conquistou o prêmio BakerTop GRAN CHEF CHOCOLATIER Cordão de Ouro – produzido pela Padaria 2000.

Em janeiro de 2017 Finalista da grande coupe du monde de lá pâtisserie em Lyon na França ficando entre os 23 melhores do mundo.

Chef responsável pelas esculturas do Festival internacional do chocolate em Óbidos.
Portugal 2017 e 2018.