Américo dos Santos
Chef Chocolatier

Com os sentidos muito apurados, desde cedo descobriu que o seu futuro estaria ligado à culinária. Com seis anos, fez o seu primeiro bolo, para o seu aniversário. O percurso académico fez sobressair as suas características de liderança, partilha e meticulosidade. Frequentou a escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira, que lhe permitiu consolidar conhecimentos para a concretização das suas criações. Américo dos Santos pertence a uma nova geração de chefes portugueses, associados ao bom gosto e sofisticação. Assume-se como vanguardista, sempre curioso e à descoberta do potencial de cada ingrediente.
Actualmente, é chef pasteleiro do Belcanto, restaurante do chef José Avillez distinguido com duas estrelas Michelin. Antes disso, foi chef pasteleiro no restaurante Quarentae4, do chef Pedro Nunes. Para além dos estágios realizados na Pousada Monte de Santa Luzia e no Vidago Palace, onde teve o primeiro contacto com chefes e com o ambiente de cozinha, estagiou no Celler de Can Roca (três estrelas Michelin) e no Mirazur (três estrelas Michelin).
Desde 2010 que se dedica à realização de seminários e provas especiais, tendo participado em eventos emblemáticos como o Festival Internacional de Gastronomia de Montreal (Canadá), Semana Mesa de São Paulo (Brasil) e Sangue na Guelra – Young Chefs with Guts, 2015 (Portugal).
Em 2020, Américo dos Santos foi distinguido com o prémio Chef de Pastelaria do Ano/Prémios Mesa Marcada e em 2022, recebeu o prémio Chef de Pastelaria 2022, atribuído pela Academia Internacional de Gastronomia.