Esculturas de Chocolate
Em exposição na Óbidos Chocolate House, as esculturas de chocolate juntam a arte de esculpir e a saborosa arte do chocolate. Na edição de 2023, o chef Abner Ivan e a sua equipa técnica tiram as mais conhecidas personagens da Banda Desenhada do papel para que as possa apreciar.


Astérix e Obélix
Os famosos gauleses Astérix e Obélix são uma das duplas mais divertidas de banda desenhada, desde que foram criados em 1959, pelo argumentista René Gosciny e o desenhador Albert Urdezo. Os dois guerreiros vão também marcar presença em Óbidos na sua versão mais doce.
Astérix é um guerreiro gaulês que, com a ajuda de Obélix, o seu inseparável amigo, e de uma poção mágica criado pelo druida Panoramix, mantém a sua aldeia gaulesa incólume à invasão do imperador romano, Júlio César. Obélix é dotado de uma força sobre-humana, depois de em pequeno ter caído no caldeirão da poção mágica. A dupla garante vitórias e muitas gargalhadas.
Mónica (Turma da Mónica)
A Turma de Mónica é uma das bandas desenhadas mais famosas do Brasil, criada por Maurício de Sousa, em 1959. Mónica, que poderá encontrar em Óbidos na sua versão de chocolate, não começou por ser a personagem principal, mas rapidamente alcançou esse estatuto, uma vez que teve um enorme sucesso junto do público, êxito que autor da série atribui ao facto de ser primeira personagem feminina com um papel de destaque nas suas criações.
Mónica tem sete anos, vive com a mãe, Luísa Fernandes, e o pai Sousa, no Bairro do Limoeiro, e é conhecida por ter um feitio forte, pouca paciência e uma força superior à de qualquer ser humano comum, tendo conseguido o título de “dona da rua”. Anda acompanhada pelo seu cão, Monicão, e pelo seu coelho de peluche, Sansão, que é muitas vezes roubado por outros meninos do bairro e uma das razões para as disputas entre Mónica e os seus colegas.


Lucky Luke
Lucky Luke, “o cowboy que dispara mais rápido que a sua própria sombra”, é uma personagem criada na Bélgica, por Morris, ou Maurice de Bévère, em 1946. De chapéu branco, lenço vermelho, camisa amarela e calças azuis, Lucky Luke vive perigosas aventuras com o seu fiel cavalo, Kolly Jumper, que além de jogador de xadrez, consegue ainda adivinhar os locais exatos para ajudar Lucky Luke a escapar dos perigosos bandidos do faroeste americano.
Homem-Aranha
Criada em 1962 pelo argumentista Stan Lee e o desenhador Steve Ditko, o Homem-Aranha é uma banda desenhada da Marvel, e conta a história do tímido e órfão jovem Peter Parker. Durante uma visita da escola a um laboratório, uma aranha é atingida por uma potente radiação e minutos mais tarde pica o jovem Peter, transferindo-lhe os incríveis poderes de uma aranha. O Homem-Aranha é capaz de trepar pelas paredes sem qualquer dificuldade, os saltos entre os arranha-céus da metrópole americana com a ajuda das suas teias são icónicos, possui um sexto sentido exímio e uma extraordinária agilidade física, contrastando fortemente com a imagem de adolescente reservado e aplicado nos estudos. No Festival estará na sua versão de super-herói, pronto para enfrentar qualquer vilão.


Tom & Jerry
Thomas Cat e Jerry Mouse foram criadas como personagens de animação em 1940, em Hollywood, pela dupla Joseph Barbera e William Hanna. Mais tarde, foram adaptados também à banda desenhada, com desenhos de Fred Abranz. Este gato e rato preconizam constantes, hilariantes e frustradas perseguições, nas quais Tom tenta apanhar o ratinho Jerry, gerando caos à sua volta. Jerry é engenhoso e consegue sempre escapar às garras de Tom. Será que na sua versão de chocolate, Tom vai finalmente conseguir apanhar Jerry?
Pateta
O Pateta é uma acarinhada personagem da banda desenhada do Mickey Mouse, inspirada num cão australiano. Fisicamente é caracterizado pelas suas longas orelhas negras, os dentes salientes, os enormes pés e o porte algo desengonçado. Ele é também distraído, brincalhão e muito descontraído e os amendoins que tem numa plantação secreta no seu quintal, transformam-no no Superpateta, o que não o impede de se meter em muitas trapalhadas. No Festival Internacional do Chocolate de Óbidos estará numa versão sossegada, esperamos que não se meta em sarilhos.
