Francisco Siopa

Chef Executivo de Pastelaria

É um dos mais conhecidos profissionais do sector da pastelaria a trabalhar com maior intensidade em torno do chocolate, nos últimos anos. Com loja e um espaço de formação no Mercado de Cascais e no Mercado de Campo de Ourique, em Lisboa, é, ainda, formador na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

Há cerca de 15 anos deixou a “pastelaria de rua” apostando em aprimorar a sua profissão, trabalhando e estagiando em vários hotéis no estrangeiro e em Portugal, vindo a destacar-se como sub-chefe de Pastelaria na abertura do Arola, no Hotel Penha Longa, em 2008, e, mais tarde, na Fortaleza do Guincho, ao lado de Vincent Farges, de onde saiu em 2014 para abrir a Siopa Chocolatier.

Entre as criações destaca os chocolates com azeite em parceria com a Casa Anadia e um estranho best seller – bombons com vinagre, limão e algas. Mas não pára de inventar novos sabores, sem medo de inovar.

É, atualmente, expositor no Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, onde colaborou como elemento da equipa técnica durante várias edições.