Francisco Siopa

Chef Executivo de Pastelaria

Francisco Siopa é, sem dúvida, um dos mais (re)conhecidos profissionais do sector da gastronomia, a nível nacional e internacional, sobretudo pelo trabalho que tem vindo a desenvolver nos últimos anos em torno do chocolate, que é uma das suas grandes paixões.
Com origens em Mafra, tem o coração também na Ericeira onde passou grande parte da sua infância.
Com 25 anos de carreira, Francisco Siopa, trabalhou em vários hotéis no estrangeiro e em Portugal, antes de abrir a empresa SIOPA-Chocolatier em 2014.
Abraçou, em 2017, o desafio de liderar o universo da pastelaria do Penha Longa Resort, em Sintra, como Executive Pastry Chef deste resort da rede Ritz-Carlton, tendo ainda à sua responsabilidade os conceitos dos 3 restaurantes Estrelas Michelin da unidade hoteleira e uma das maiores equipas de pastelaria, contando com 20 pessoas na sua equipa.
É tambem o grande Responsável pela marca The Chocolate by Penha Longa e Embaixador nacional da CALLEBAUT.
Além de dar formação na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Francisco Siopa passou anteriormente por cozinhas de grandes casas como a Fortaleza do Guincho ou o St. Pancras Renaissance London Hotel.
Sem dúvida que Francisco Siopa é um dos mais conceituados profissionais do setor e reconhecido, sobretudo, pelo trabalho que tem vindo a desenvolver em torno do chocolate e na formação pessoal e profisional de novos talentos da alta pastelaria, e também na mudança que pretende provocar na mentalidade da Hotelaria nacional.
No Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, em 2005 e edições posteriores integrou a equipa técnica deste evento, e em 2019 esteve presente como expositor da marca The Chocolate by Penha Longa.
Em 2022, assume a Curadoria do Festival.