Rúben Correia

Chef

Tem 25 anos e nasceu na ilha de São Miguel, nos Açores, no meio do atlântico. Terminou o secundário com distinção e atualmente frequenta a Faculdade de Direito de Lisboa.
Foi considerado em 2020 pela revista Saber Viver uma das 5 mentes brilhantes portuguesas. Rosto conhecido da literatura portuguesa, publicou o seu primeiro livro aos 14 anos de idade, sendo, na altura, o mais jovem escritor português, o que o levou a ser distinguido e recebido, muito jovem, pelas mais diversas personalidades portuguesas, desde o primeiro-ministro ao Presidente da República.
Agora, aos 24 anos, conta com 5 obras publicadas, sendo o seu mais recente livro, “Comer à moda dos Açores”, destacado pela crítica como o verdadeiro manual de gastronomia açoriana, onde vários chefesinternacionais e com estrelas Michelin escrevem e consideram-no o verdadeiro embaixador da gastronomia dos Açores, entre eles José Avillez e Eneko Atxa.
Filho e neto de chefes de cozinha, é, desde os seus dezoito anos, empresário da área de restauração, onde emprega a sua família no restaurante que abriu na sua ilha e que hoje é já uma referência regional, o Botequim Açoriano.
Contudo, é na escrita que encontra a sua melhor forma de comunicar com o mundo. É o crítico gastronómico da Revista Nova Gente, a revista mais vendida em Portugal e Presidente da mesa da Assembleia da Real Confraria do Cozido à Portuguesa.
De fevereiro de 2020 a março de 2021, foi um dos rostos das manhãs da SIC. Presença semanal do programa Casa Feliz, na SIC, conquistou os portugueses pela sua forma de comunicar, mas sobretudo pelo seu amor à gastronomia portuguesa.
Ainda na Casa Feliz, além da sua presença semanal em estúdio, onde cozinhava e falava da história da gastronomia portuguesa, colaborava como repórter, tendo entrevistado diversas personalidades neste âmbito. Ainda na SIC, estreou-se como apresentador no programa Estamos em Casa, nas manhãs de sábado.
Abandonou a estação de Paço de Arcos, para abraçar um novo projeto na TVI, ao lado de Cristina Ferreira. Foi membro assíduo do programa Cristina ComVida, até terminar o programa, a cozinhar e como repórter também, e atualmente tem diversas incursões semanais nos diferentes programas do canal.